quinta-feira, abril 10, 2008

Os 10 Mandamentos...hebraicos.

Mircea Eliade, personagem polémico, singular, mas incontornável para quem gosta e se dedica a estudar os fenómenos atinentes às religiões, enquanto "escrúpulo",à mitologia, ao verbo, enquanto signo, terá dito: "A religião é a moral dos povos".

Hoje, apetece-me discorrer um pedaço sobre os 10 Mandamentos, não os da vulgata católica, mas sobre os originais, os hebraicos, entregues a Moisés e que serviram para estabelecer a Aliança entre YHVH e as tribos de Israel na fuga da diáspora no Egipto.

Estes Mandamentos estão vertidos no livro biblico do Êxodo 20:2-17 e repetidos no Deuterónimo 5:6-21.

Moisés "recebeu" as Tábuas no monte Horebe, na peninsula do Sinai quando encaminhava as tribos para a terra prometida d'Israel.

Aqui ficam:
"1- Eu sou YHVH, teu Deus [Elo.hím], que te fez sair da terra do Egipto, da casa dos escravos. Não terás outros deuses que ME [o Deus de Abraão]desafiem.

2-Não farás imagem esculpida [em hebraico péshel, equivalente a ídolos],que se pareça com o que há em cima nos céus, nem na terra, nem na águas por debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes prestarás culto, porque eu, YHVH, teu deus, sou Deus zeloso "Deus que exige devoção exclusiva" ou "Deus ciumento"; em hebraico El qan,ná e em grego Theós zelotes], e que pune o erro dos pais nos filhos até à terceira geração e ainda sobre a quarta geração dos que me odeiam, mas que uso da benevolência até à milésima geração dos que me amam e que cumprem os meus Mandamentos.

3-Não usarás o nome de YHVH, teu Deus, em vão [ou "de modo fítil", blasfémia] pois YHVH não considerará impunes os que usarem o seu nome em vão.

4-Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o Sábado [em hebraico, shab.báth]de YHVH, teu Deus.Nesse dia não farás trabalho algum. Nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está adentro das tuas portas. Porque em seis dias fez YHV o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há e ao sétimo dia descansou. Por isso o YHVH abençoou o dia do Sábado e o santificou."

Fico-me por aqui.

Amanhã continuarei até ao décimo.

Só YVHV é que laborou seis dias seguidos! Eu não posso tanto.

José Albergaria

Sem comentários: