sábado, abril 26, 2008

A favor do ambiente

faltando só mais um monte para chegar a casa. O meu avô trazia-me bolachas Maria e uma bola listrada de borracha de Ceilão.
Outras vzes tomávamos a barca do Douro para a outra margem do rio. "Ó da barca" era o grito vicentino para a barca chegar puxada por uma corda que unia as duas margens e era manejada pelo barqueiro. Cabiam vacas e homens, todos junto na barca.
Agora em Maio ofrecia-se, como uma benção, um gesto de apaziguamento e boa vontade, um ramo enfeitado de cerejas, as primícias.
As mulhres já mondavam as ervas daninhas no esplendor das papoilas vermelhas, com o trigo já alto e grado.
E as jovens solteirs, por honra e vergonha, quando falhava o açafrão abortivo, apareiam a flutuar num poço, com os longos cabelos espalhados como se foram nenúnufares negros.

//////////////////////////////////////////////////////////////////



Pode haver liberdade sem justiça, mas nãopode haver justiça sem liberdade.
às vezes, apenas instantes de felicidade, tamanha a intensidade e a incandescência, que nais oarece um momento de eternidade.


///////////////////////////////////////////

25 de Abril outro ------A minha experiência como professor. A tomada da Câmara pelos meus alunos. Iminância de ser preso.Amargos eram os dias que antecederam ABRIL. A cobardia colectiva.Mas é no estrume que nasce, por vezes, o crisântemos mais belo.O ARNALDO, UM HOMEM CONSERVADOR,NUMA DEIXOU DE SE SENTAR À MINHA MESA , não pensando sequer os prejuízos que daí lhe podiam advir. E hoje estou farto de tentos democratas.
É aqui quer regresso. Tão sofrido que as cicatrizes reabrem em ferida que ainda não consegui curar.
E vem-me àmemória um episódio de nojo. Um aluno, informou, como se tivesse feito um acto heróico: "O R. é filho de um pide".Não consegui responder. Dei un grito que se ouviu em toda a escola. E pela primeira e única vez expulsei um aluno da sala da aulas.
O episódio perturbou-me durante muito tempo. A denúncia, a bufaria, ESTÃO NO NOSSO ADN POLÍTICO E SOCIAL há séculos. Não há nada a fazer.


///////////////////////////////////////////////
O sábio não é o que já muito sabe. É o que continua a aprender.

//////////////////

Palavras-------por vezes pedre ointadas de ternura.

Sem comentários: