segunda-feira, abril 14, 2008

As efemérides são para serem festejadas?... Maio de 1968!

Sim e assumo-o, claramente, sem ademanes.

As razões?: TODAS elas são boas.

Mas, também, podemos querer NÃO as comemorar e/ou festejar.

Este ano comemora-se os 40 anos do Maio de 1968 que fez "estremecer" a França!

Ando a dar pequenos passos na arte/ciência (ainda persiste esta dicotomia...) que é a História. Paul Ricoeur diz que ELA é, a historiografia,uma NARRATIVA e do dominio da metafora!

Sendo um "apaixonado" da escola de Marc Bloch/Lucien Febvre "Les Annalles", considero, à moda do "meu" mestre José Mattoso (ele não sabe que eu sou seu discipúlo devoto...), que o "apport" dos positivistas actuais (em Portugal são: Vasco Pulido Valente,Maria José Bonifácio, Maria Filomena Mónica, etc...O maior de TODOS, falecido faz pouco tempo, Oliveira Marques!)é da maior importância, porque não diminuem o valor dos FACTOS.

Paul Veyne, o da Nouvelle Histoire, sustenta uma categoria "NOVA" e bem interessante: um fenómeno "ACONTECIMENTAL", o que faz caminho e formata a história!

A pergunta que eu deixo, hoje por aqui - é: Os acontecimentos de Maio de 1968, em Paris e na França (com sequelas em Berlim, Bélgica,Holanda, Portugal e etc...)foram um fenómeno ACONTECIMENTAL? Marcaram, de algum MODO, o DEVIR histórico?

Creio que NÃO!

Amanhã - começo a defender a minha tese!

JA

NB - Cheguei a Paris no dia 13 de Janeiro de 1968.
Em finais de Abril, de 1968, consegui um certificado de doença (num médico do PCF)e deixei de trabalhar para VIVER, intensamente, até ao dia 30 de Maio de 1968 (data em que fui preso em Flins, "à l'aube", quando "tentávamos" tomar de assalto a unidade da Renault de Flins, a mais moderna empresa, à data, do Grupo e pejada de imigrantes OS's)!

Tinha 21 anos quando fui testemunha e protagonista duma "revolução" falhada!

Sem comentários: